Premiado pelo Sebrae nacional, este ano, como a principal cidade empreendedora no Nordeste, o município de Pilar integra, a partir deste domingo (13), a missão da instituição à Europa para apresentar as práticas de sucesso e conhecer projetos inovadores. Única cidade de Alagoas a participar da viagem técnica, Pilar se destacou entre quase 200 municípios pelo modelo de gestão que investe em infraestrutura, mas prioriza as pessoas para garantir saúde de qualidade e educação de excelência, além do combate à pobreza.
Durante dez dias, o prefeito Renato Filho participará de uma agenda extensa na Espanha e em Portugal, onde conhecerá experiências exitosas de apoio aos pequenos negócios, terá encontros com investidores estrangeiros, especialistas, entidades e empresas, além de apresentar as políticas de desenvolvimento local de Pilar, que foram reconhecidas pelo Sebrae com o Prêmio Prefeito Empreendedor em junho deste ano.
Durante a missão, a delegação vai conhecer instituições como a United Cities and Local Governments (UCLG), maior organização do mundo para governos locais, regionais e metropolitanos. Em Barcelona, por exemplo, o prefeito de Pilar também participará do Smart City Expo World Congress, o mais importante evento de cidades inteligentes do mundo, e fará visitas técnicas à Agência de Desenvolvimento Econômico da cidade (Barcelona Activa), e a um dos maiores hubs de inovação da Espanha, o Barcelona Centre de Disseny.
Na prefeitura da principal cidade turística da Espanha, o grupo vai conhecer iniciativas voltadas à mobilidade urbana e ao meio ambiente, por exemplo. Em Portugal, a programação engloba três cidades – Lisboa, Coimbra e Cascais – e inclui a participação no Fórum de Infraestrutura do FIBE (Fórum Brasil Europa), encontros com a Associação Nacional de Municípios Portugueses e com o embaixador Raimundo Carreiro, entre outras agendas.
“Este encontro será uma grande oportunidade de mostrar para o mundo todo o potencial de Pilar, além de replicar o que vem sendo feito de melhor no Velho Continente. Nossa cidade sempre recebeu royalties de petróleo e gás natural, mas faltava uma gestão capaz de transformar verdadeiramente a vida das pessoas. Foi preciso pensar fora da caixa, fomentando o empreendedorismo para melhorar o ambiente de negócios", recorda Renato Filho.
E o prefeito destaca uma iniciativa, em especial. "Já emprestamos mais de R$ 2 milhões por meio do Banco do Povo, com a prefeitura comprando produtos da agricultura familiar para abastecer as escolas municipais, garantir uma merenda de qualidade e manter o trabalhador rural no campo. Hoje, moradores de Maceió já começam a migrar para o nosso município, todos em busca das melhorias que conseguimos proporcionar em pouco mais de seis anos”, destaca o prefeito, cuja gestão, segundo o Tesouro Nacional, tem a máxima capacidade de pagamento (nota A), tendo investido quase R$ 50 milhões em 2021 – ou 18,33% da receita corrente líquida, superando em quatro vezes a média nacional.
No período da viagem, em razão da licença do prefeito, a vice-prefeita Ivanilda Rodrigues irá assumir o comando do Município.
Prêmio nacional – Em junho deste ano, Pilar venceu o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor com o projeto “Pilar Doce Lar - Vivendo uma Cidade Empreendedora”, que disputou com outros 199 projetos de quase 200 municípios brasileiros. O prêmio reconhece, desde 2001, os gestores públicos comprometidos com o desenvolvimento socioeconômico dos municípios, a partir de projetos que estimulam o empreendedorismo, a competitividade dos pequenos negócios e a modernização da gestão pública.