O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) deferiu o pedido de tropas federais em sete municípios de Alagoas para as eleições municipais de outubro deste ano. A decisão do tribunal aconteceu nesta terça-feira (24). Três cidades tiverem o pedido indeferido e um pedido está em análise.
Foram deferidos os pedidos dos seguintes municípios: Marechal Deodoro, Teotônio Vilela, Junqueiro, Estrela de Alagoas, Chã Preta, Campo Alegre e Limoeiro de Anadia.
A decisão do TRE/AL ocorreu após o órgão receber informações do Governo do Estado sobre a capacidade das forças policiais para garantir a segurança nos municípios.
O presidente do TRE/AL, desembargador Klever Loureiro disse que a Justiça entendeu que há sério risco de interferência no livre exercício do voto das eleitoras e dos eleitores, nas localidades mencionadas. Além de instabilidade no processo de votação e apuração dos resultados, o que certamente resultará em prejuízo irreparável ao processo político democrático.
O TRE irá encaminhar os deferimentos ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que terá a decisão final sobre o uso das tropas federais.
Já o pedido de tropas federais para os municípios de Pindoba, Olivença e Maribondo foram indeferidos. O pedido do município de Roteiro está em análise.