– Fiz tudo pelo clube, sempre fui sincero, trabalhei, procurei dar o máximo pelo clube. Faz parte. Preciso dar um descanso para minha cabeça. Infelizmente vou dar um tempo no ciclo, mas sei que as portas sempre estarão abertas para mim. Ninguém vai apagar a minha história no clube.
– Estou com a consciência tranquila. Achei que era a hora. Sempre falei que se eu achasse que estivesse atrapalhando, iria embora. Só tenho que agradecer ao presidente, diretoria, nossa torcida. A vida é assim, seguimos em frente. Não sei o que vou fazer da minha vida. No momento preciso de férias para minha cabeça. Partiu de mim, tinha falado com o presidente já ontem (domingo), ele conversou comigo hoje (segunda), falei que não ia mudar de ideia – disse Renato rapidamente.
Depois, a agenda do técnico previa um almoço do técnico com os funcionários do clube no CT Luiz Carvalho como despedidar. Na sexta-feira, os jogadores já haviam feito a confraternização de fim de ano também no CT.
A quarta passagem de Renato como treinador do Grêmio termina após dois anos e três meses, com 141 jogos. Foram 70 vitórias, 31 empates e 40 derrotas (57% de aproveitamento). O técnico conquistou dois títulos do Gauchão, além do vice brasileiro em 2023 como outro destaque.
Neste ano, foi eliminado nas oitavas de final da Copa do Brasil e Libertadores e se livrou do rebaixamento no Brasileirão com duas rodadas de antecedência.
Confira a nota oficial do Grêmio:
"O Grêmio comunica que o contrato do técnico Renato Portaluppi não será renovado para a próxima temporada. Em reunião na manhã desta segunda-feira com o presidente Alberto Guerra o treinador informou o desejo de deixar o clube.
Renato é o técnico que mais vezes comandou o Grêmio na história. Em 2024, alcançou a marca de 805 partidas, sendo 542 jogos como treinador.
O Clube agradece por toda a dedicação e empenho durante mais esta passagem pelo Tricolor e seguirá torcendo pelo seu sucesso. Ídolo como atleta e técnico, Renato será sempre reconhecido por sua contribuição ao Grêmio.