Quinta-Feira, 19 de Setembro de 2024

NOTÍCIAS

'Bazar da internet': Geração Z segue no Facebook para economizar dinheiro

Apesar da queda de popularidade entre os mais jovens, o Marketplace da rede social segue com mais de 1 bilhão de usuários ativos

Terra

25/03/2024 às 11h37

Em tempos de TikTok e Instagram, o feed de registros do dia a dia do Facebook perdeu o apelo entre a Geração Z. Mas, como mostra reportagem do The New York Times, a rede social tem resgatado a popularidade entre os mais jovens com uma seção, especificamente: o Marketplace.

Os itens de segunda mão vendidos no Facebook Marketplace, serviço de compra e venda da rede social, têm brilhado aos olhos de quem quer economizar na hora de fazer compras necessárias.

O espaço foi lançado em 2016 e segue com mais de 1 bilhão de usuários ativos mensais.

“O Facebook Marketplace é frequentemente chamado de ‘o bazar da internet’ e é um equivalente moderno ao eBay e Craigslist”, explica Yoo-Kyoung Seock ao jornal. Ela é professora de têxteis, marketing e interiores na Universidade de Geórgia e estuda o comportamento entre a Geração Z e millennials, em paralelo à sustentabilidade ambiental na indústria têxtil.

Para a especialista, o sucesso da plataforma se deve à confiança que os usuários depositam no sistema, vinculado ao login do Facebook. Além da comunicação fácil entre as partes, o uso do Marketplace também é gratuito, o que atrai mais usuários que amam 'garimpar' o espaço atrás de economia. 

“Os jovens, incluindo estudantes e jovens profissionais, estão cada vez mais atraídos por bens usados”, resume Seock.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.