Quarta-Feira, 18 de Setembro de 2024

NOTÍCIAS

Trabalhadores alagoanos são resgatados em situação análoga à escravidão, em São Paulo

Os próprios trabalhadores fizeram a denúncia ao MTE

Cada Minuto

10/09/2024 às 22h13

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), na segunda-feira (9), realizou uma ação de resgate de 15 trabalhadores em situação análoga à escravidão. O fato aconteceu no município de Boituva, estado de São Paulo. Os trabalhadores estavam em um alojamento de uma usina de álcool e açúcar. Segundo o MTE, eles foram recrutados nos estados de Alagoas, Pernambuco, Bahia e São Paulo, segundo o MTE. 

Os próprios trabalhadores fizeram a denúncia ao MTE e informaram que há três meses estavam em alojamentos “que mais se pareciam com depósito de lixo”, sem carteira assinada e tinham que arcar com aluguel que custava R$ 300. Segundo a fiscalização, o empregador também não fornecia água potável, além de outras regularidades. 

Os Auditores Fiscais do Trabalho determinaram que o empregador pague as verbas indenizatórias e faça pagamento das passagens de retorno daqueles que desejaram voltar para seus Estados de origem.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.